O Sábio

Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre.

E o homem não poupou insultos. Chegou até a jogar algumas pedras em direção ao sábio, cuspiu e gritou todos os tipos de ofensas. Durante horas ele fez de tudo para provocá-lo, mas o sábio permaneceu impassível.

No final da tarde, já exausto e sentindo-se humilhado, o homem deu-se por vencido e foi embora.

Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade. Aí o mestre perguntou:

- Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente?

- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.

- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava. A sua paz interior e o seu equilíbrio emocional dependem exclusivamente de você. Ninguém pode lhe tirar.

Só aceite as coisas que farão bem para você, do mesmo modo que deve distribuir apenas o bem.

3 comentários:

Anônimo disse...

A sintonia de nosso estado mental é que determina a qualidade das recepções recebidas, boas ou ruins. Bons pensamentos sempre!

Parabens pelo blog. Tenha um ótimo dia!

masoli_floripa@hotmail.com

Hallyson Pacheco disse...

Se todas as pessoas boas conseguissem filtrar as energias negativas, viveríamos mais felizes, pois acredito que existem mais pessoas boas do que ruins... muito bom o texto.

Unknown disse...

Infelizmente, a maior parte das pessoas absorvem esses maus pensamentos, várias delas descontam a sua raiva em outras pessoas que não merecem ouvir isto.
Ótimo texto Analice,
Beijos...

Postar um comentário