O aprendizado.

Este texto fala muito, e tenho certeza que tudo faz parte do aprendizado humano..

Há pessoas que não sabem o que é o sorriso, e por isso o trocam por uma lágrima. Não sabem o que é um canto, e o trocam por um grito de agonia. Não sabem o que
é uma amizade, e a trocam pela antipatia. Não sabem o que é o amor, e o trocam por um grande ódio. Não sabem o que é a paz, e a trocam pela intriga. Não sabem o que é a verdade e a trocam por um mundo corrido de mentiras. Não sabem o que é uma flor, uma árvore, uma paisagem e trocam-nas por uma poluição desenfreada. Não sabem o que é o diálogo, e se trancam dentro de si mesmas. Não sabem o que é união, e vivem isoladas. Não sabem quem é Deus, e o trocam por superstições vazias. Não sabem o que é vida, e vivem trocando-a pela morte. Todas estas trocas são feitas porque o mais cômodo tem caminhos mais fáceis e que acabam por levar a lugar algum. Pelo contrário, apenas atrapalham, esvaziam, machucam, destroem.




2 comentários:

Ibsen disse...

Cara Analice, o texto sobre o não saber e as trocas apresenta uma contradição, pois não é possível trocar alguma coisa por outra a menos que ambas sejam conhecidas. Se não sei o que é sorriso não posso trocá-lo pela lágrima. Ninguém troca o que não tem e o que não conhece. Trocar significa optar, mas para optar é preciso conhecer os dois lados. Não conhecer um dos lados impede que se decida pelo que não se vê, não se sente ou não se conhece. Só o conhecimento permite as escolhas e as trocas.

Emerson disse...

Lindo texto. Nos faz refletir bastante e para quem lhe conhece, lendo ele, percebe tuas digitais por tudo.

Postar um comentário